segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Aconteceu na Biblioteca



A Estação do Livro é uma atividade dinamizada pela Biblioteca Municipal do Seixal, através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), que tem como objetivo principal promover a leitura e o prazer de ler junto da população escolar. Todos os anos, em novembro, esta iniciativa conta com a colaboração dos professores bibliotecários das diferentes escolas do Concelho e, este ano, não foi exceção.
Na biblioteca da sede do agrupamento tiveram lugar duas sessões, uma intitulada “Palavras que ferem, palavras que curam” e a outra “Contos Tradicionais”, às quais assistiram três turmas do 3º Ciclo. Ambas as sessões, embora bastante diferentes, foram muito apreciadas tanto por alunos como por professores e, se não fosse o tempo a impor o seu ritmo, todos os participantes ficariam mais tempo a ouvir os interlocutores.





Na atividade “Palavras que ferem, palavras que curam”, o psicólogo Alfredo Leite da associação Mundo Brilhante, como já vem sendo habitual, desenvolveu o tema proposto de forma “brilhante”. Conseguiu cativar a atenção dos alunos para os assuntos em discussão, motivando e incentivando a turma do 7º ano a participar com interesse e de forma ordeira em todos os momentos da sessão.
A clareza e a facilidade com que o Dr. Alfredo Leite comunica com os alunos, a disciplina que faz imperar bem como a motivação e o interesse que desperta e imprime naqueles que o ouvem são, sem dúvida, os ingredientes necessários para o sucesso das suas intervenções.
A sessão, que incidia essencialmente sobre o “Bullying”, tocou profundamente alguns alunos, levando-os a pensar, a refletir e a participar ativamente no tema abordado, alertando-os para a seriedade do problema que inflige a nossa sociedade atual.

A segunda atividade “Contos Tradicionais”, dinamizada pela contadora de histórias Ana Sofia Paiva foi outro momento alto, junto de duas turmas do 8º e 9º anos.

Com base em histórias tradicionais recolhidas no nosso país, a contadora de histórias prendeu a atenção dos alunos desde o primeiro minuto, pois não só contou os contos com mestria, como cantou e encantou com a sua voz muito afinada, doce e ritmada.