
Este projeto está inserido num projeto mais vasto proposto pelo Plano Nacional de Leitura “Ler+ Mar”.
Ao longo deste ano letivo, os alunos de várias turmas tiveram a oportunidade de explorar diferentes textos relacionados com o mar, como por exemplo “A menina do Mar” e “Ulisses”. Como sabemos, a leitura abrange outras áreas de estudo, onde o mar também tem uma importância crucial, a saber, nas Ciências da Natureza, na História…
Por este motivo, o objetivo do projeto não era apenas a leitura de obras inseridas nas metas de Português, mas pretendia também que os alunos de vários graus de ensino lessem mais sobre o mar e tomassem consciência de como o mar e o rio têm tido um papel preponderante na evolução do Seixal, desde a época romana, passando pelos descobrimentos até aos nossos dias.

Neste sentido, o professor Manuel Lima foi convidado a vir à escola, a fim de falar sobre os estaleiros do Seixal. Desta forma, os alunos aperceberam-se da função relevante que estes tiveram ao longo dos tempos, principalmente na época dos descobrimentos.

Várias famílias nessa altura estiveram ligadas ao mar e instalaram-se no Seixal, como por exemplo, Paulo da Gama, o irmão do famoso Vasco da Gama e a família Lobato, que através de Pedro Eanes Lobato, esteve ligada a Nuno Álvares Pereira.
Posteriormente, o Encarregado de Educação, Sr. Ricardo Germano, prontificou-se a vir falar sobre o tema do mar, dando à sua intervenção o título “O Mundo do Silêncio” e testemunhou sobre a sua experiência enquanto mergulhador, trazendo para o efeito alguns dos materiais utilizados naquele desporto.

Ao longo do ano, os alunos leram textos em diversos suportes, fizeram pesquisas, resumos e elaboraram textos e trabalhos que foram apresentados na exposição com o tema do projeto. Tentou-se mostrar, desde a época romana até ao momento atual, como o mar e o rio tiveram e têm uma importância vital para o concelho, onde neste momento habitam mais de 70000 pessoas, entre os quais estão inseridos os nossos alunos, que representam a esperança de um concelho e de um mundo melhor. Podemos, assim, concluir que a vida pulsa no Seixal, não só devido ao mar de gente que aqui se aglomerou, primeiro através de vidas ligadas ao rio e ao mar e, posteriormente, a outras profissões, mas também graças à restante vida existente, através da fauna e flora, daí que tivéssemos dado o nome “Seixal: Um mar de vida” ao projeto, no qual participaram todos os grupos disciplinares, com as suas áreas específicas, bem como a Biblioteca Escolar, alunos do Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e o Ecomuseu do Seixal.

Durante a apresentação dos “Ídolos e Instrumento Mágico”, contámos com uma bela exibição do grupo de dança da escola, que apresentou uma coreografia ligada ao logótipo da escola pois terminou com a onda azul, que representa o mar/rio e o sol, a esperança de um futuro sorridente e de sucesso para os alunos inseridos nas sete escolas do Agrupamento.

O nosso agradecimento a todos os alunos, professores e restante comunidade Educativa que contribuíram para o êxito do projeto.