sábado, 28 de novembro de 2020

Vota até 2 de dezembro












A quinta edição de 
'Miúdos a Votos' está on! 
Por causa do encerramento das escolas no 
dia 30, segunda-feira, o prazo de apresentação 
de candidaturas (propostas pelos alunos) foi 
estendido até 2 de dezembro.

Para votares o formulário está disponível em https://forms.gle/P7LjPaCiQfzF67U26






 


domingo, 22 de novembro de 2020

Miúdos a Votos

 

‘MIÚDOS A VOTOS:

QUAIS OS LIVROS MAIS FIXES?


    Esta é uma iniciativa da Visão Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, que pretende envolver os alunos em processos democráticos de decisão e promover a participação dos alunos na promoção dos livros e da leitura, e que conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, Fundação Calouste Gulbenkian, Pordata, Plano Nacional de Leitura 2027 e Rádio Miúdos.  

    O regulamento desta iniciativa pode ser consultado em www.visaojunior.pt ou em www.rbe.mec.pt/np4/home.


Como posso candidatar o meu livro preferido a "Miúdos a Votos?"


    Miúdos a Votos: quias os livros mais fixes? é a eleição dos livros preferidos dos alunos portugueses, entre o 1º e o 12ºanos.

        Qualquer aluno pode candidatar ou propor o seu livro preferido, visto que as Bibliotecas do Agrupamento se inscreveram nesta iniciativa, que se assemelha em tudo aos procedimentos e normas de uma eleição real, o que faz com que seja um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar.

        A primeira fase é a apresentação dos livros candidatos, tal como numas eleições os partidos ou as pessoas têm de se apresentar como candidatos.

        Todos os livros, sejam eles de prosa, poesia, banda desenhada ou teatro, podem ser candidatos. A escolha dos livros candidatos será realizada pelos alunos, que devem indicar o título completo do livro e o nome do seu autor, até às 18 horas, do dia 30 de novembro de 2020, através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/P7LjPaCiQfzF67U26. No caso das coleções, o que deve ser nomeado é o título individual do livro nomeado, e não a coleção. Cada aluno só pode fazer uma nomeação.

        Os candidatos que reunirem maior número de nomeações serão aqueles que vão às eleições, que se realizam a 13 de abril. Numas eleições políticas, um candidato a Presidente da República (e em janeiro teremos eleições para a Presidência) tem de conseguir reunir pelo menos 7 500 assinaturas de pessoas que o apoiam. Em ‘Miúdos a Votos’, o processo é semelhante.

   A apresentação de candidaturas decorre até 30 de novembro. Os livros candidatos serão anunciados até 4 de janeiro.

                                               Consulta: https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/

O teu voto é importante! Participa!

😊