sexta-feira, 11 de março de 2016

Encontro com a escritora Francisca Gama





Todos os anos a Biblioteca procura convidar escritores para virem à escola de forma a motivar os alunos para a leitura e escrita.
O contacto direto com os escritores faz com que os alunos percebam como as vidas das pessoas que se dedicam à escrita são normais e, por vezes, influenciam alunos a lerem com mais apetência e a experienciarem a escrita, nem que seja só para seu prazer pessoal.
A jovem escritora, que este ano convidámos, deu o seu simples testemunho e demonstrou que com determinação, empenho e confiança, os caminhos abrem-se e permitem chegar àquilo que inicialmente parecia ser um sonho difícil de se realizar.
Francisca Gama nasceu em 1997, em Leiria e, atualmente, estuda na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa mas desde os 14 anos que se dedica também à escrita, tendo já publicado dois livros: « Em Troca de Nada» e o «Madalena», Este segundo livro é uma homenagem ao seu pai, que a autora admira, ama profundamente e do qual sente imensas saudades.
Para além de explicar toda a sua experiência e percurso como escritora, transmitiu aos alunos do 3º ciclo uma mensagem de força e coragem para nunca desistirem de lutar pelos seus ideais e sonhos tal como ela. Aliás o seu livro «Madalena» que alguns alunos adquiriram é “um livro sobre a saudade, a família, os sonhos que ficaram por concretizar e a coragem, para se continuar, mesmo que algo tenha ficado para trás”. (https://www.chiadoeditora.com/ autores/maria-francisca-almeida-gama).
            Os alunos adoraram ouvir a escritora e, no final, Francisca Gama tirou uma selfie com os alunos e estes pediram-lhe vários autógrafos.

            Esperamos recebê-la novamente na nossa escola com a edição de um novo título.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Feira do Livro Usado



Este ano, à semelhança do ano transato, realizou-se a 2.ª Feira do Livro Usado. Todas as turmas, acompanhadas pelos seus respetivos professores, tiveram a oportunidade de comprar livros em muito bom estado, a baixo custo, porque o nosso intuito é levar os alunos a tomar contacto com os livros, a criarem o gosto pela leitura e pela escrita e, consequentemente, a serem alunos  mais críticos, responsáveis e habilitados para a vida ativa.